Tudo isso só por vinte centavos?

Imagem

Eu não ia falar sobre isso aqui. Afinal de contas, já havia falado sobre feminismo outro dia e esse não é um blog de caráter político. Acho. Mas eu comecei a ficar tão brava e tão triste com os comentários alienado das pessoas, que simplesmente precisei vir aqui escrever. Eu sei que não é o foco do blog, mas isso também faz parte de mim. Espero que entendam.

Você não acha um absurdo essas manifestações que estão ocorrendo ao redor do Brasil, caro leitor? Ora, a política só está revidando para manter a ordem, não é mesmo? Nossos heróis. Só que ao contrário. Esses dias eu estava lendo um artigo sobre as coisas mais irritantes que os brasileiros fazem, e uma delas é: Reclamar o tempo todo e não fazer nada sobre isso. Mas quem sabe, né? Acho que, talvez, o povo brasileiro já tenha aguentado tanta merda que se cansou de fazer papel de trouxa. Pelo menos é isso que todas as fotos da manifestação contra o aumento do ônibus sugerem. Puxa, mas tudo isso só por conta de míseros vinte centavos? Ok, vamos lá. Primeiro, no começo era sim por conta disso. E por que? Por que as pessoas decidiram ir para as ruas? Porque isso é um absurdo! Você e eu temos a sorte de não ter o dinheiro contadinho para a semana, mas algumas pessoas tem sim. E pensa comigo: vinte centavos, tudo bem, mas e quem anda de ônibus todo santo dia? E quem vai e volta do trabalho de ônibus? Você já contou para ver quanto dá a soma total? Mas são só vinte centavos! Bom, essa pode não ser a sua realidade e talvez você não saiba, mas muitas pessoas que precisam de transporte público, já não podem mais utilizá-lo. E por que? Por causa de seu preço exorbitante, é claro! Você já parou para pensar que existe gente – e muita gente – que tem o dinheiro contado para o ônibus e comida? E essas pessoas, que só querem trabalhar para tentar melhorar de vida, é que se fodem.

Mas agora a manifestação não é por conta de vinte centavos. Quer dizer, não só por isso. É por conta da repressão, da violência, da corrupção, da hipocrisia política e tudo mais que há de errado nesse Brasil. Aconteceu algo fantástico: As pessoas estão nas ruas, de verdade, lutando pelos seus direitos, exigindo-os. E o que elas recebem em troca do resto da população? Desprezo. Julgamentos baseados na Rede Globo e no que ela resolve mostrar. Vocês são doidos? Tem essa gente, e muita gente, lá fora, parando o trânsito, gritando por anos de abuso, lutando por cada um de nós, e vocês ainda tem a ousadia de chamá-los de vândalos? Quer dizer que todas aquelas pessoas, que foram às ruas e lutaram pelo fim da ditadura militar também eram vândalas? Se não fosse por elas eu nem poderia estar escrevendo isso. E talvez, daqui alguns anos, por conta desses ”vândalos” os seus filhos colham os benefícios também. Quem sabe. A gente está saindo do Facebook! De verdade. Isso não é incrível?

Mas todo mundo insiste em dizer que eles estão errados. Que eles estão queimando ônibus, pichando carros e insultando a ”moral e os bons costumes”. Agora vamos lá, fica firme e me escuta: Eles não estão fazendo isso. Ra! “Mas eu vi imagens, eles estão destruindo a cidade”. Ah é mesmo? Você também viu o policial que quebrou o próprio vidro do carro para acusar os manifestantes? Não? Filmaram ele! O pegaram em flagrante. Mas é claro que o jornal não vai mostrar isso, né? E os manifestantes que respondem com violência, não estão agindo de acordo com o protesto, que é pacífico. E eles não são a maioria. Na verdade, são completamente insignificantes se formos pensar em números. Mas é claro que os jornais só focam NELES e não no resto do pessoal que está lá, caminhando, lutando e levando porrada sem fazer nada. E isso é muito difícil, viu? Imagine você, estar no meio disso, receber insultos, bombas de gás jogados na sua direção, além das porradas sem motivo e continuar calmo e com o tom pacífico? Tem até o vídeo da polícia PRENDENDO um cara, simplesmente porque ele discordou deles. Percebam, ele não fez nada. Não pichou nada, não danificou nada, só disse que não concordava com aquilo, e os policiais simplesmente pegaram ele e o prenderam. Isso é ridículo! Isso é uma ditadura escondida na democracia! Todos nós, cidadãos, temos o direito de discordar da polícia, do governo e de quem for. E de lutarmos pelos nossos ideais sem sermos presos, ou sofrermos violência. Eles é que deviam ser presos.

Imagem

Eu sinto extremo desgosto ao ver essa situação da polícia. Há algumas gerações atrás, os jovens brasileiros foram a rua e lutaram. E venceram. E mesmo assim parece que a ditadura não caiu. Ela continua lá, nos manipulando, nos fazendo ficar o tempo todo grudado nas redes sociais e nas futilidades, porque assim não paramos para pensar. E quando pensamos, e decidimos que está tudo errado e erguemos e voz… Puf. Você não pode lutar pelos seus direitos. Não aqui.

Mas eu tenho uma notícia boa: Os manifestantes não pretendem parar. Mesmo com as bombas, as armas, a violência e o abuso, eles não desanimaram. Vai ter de novo. Vai ter na abertura da copa das confederações. Vai ter até o Brasil inteiro ouvir. Mas ouvir de verdade. Eu me orgulho muito desses manifestantes. Me orgulho por eles, mesmo tendo recebido porrada, continuarem insistindo de forma pacífica. Ninguém quer machucar ninguém, eles só querem ser ouvidos, só querem que as coisas mudem. Vamos lá né gente, esse preço é um absurdo para um transporte público horroroso igual o do Brasil. E olha, fique atento e com os olhos bem abertos, porque protestos como o de São Paulo estão sendo reproduzidos no Brasil inteiro. Fique ligado se vai ter algum na sua cidade, viu?

Aqui em Uberlândia a manifestação já está com data marcada. E é claro que eu vou. Mesmo com um pouquinho de medo. Mesmo com uma animação quase infantil. Eu não poderia perder a chance de ir para as ruas da minha cidade e lutar por um Brasil melhor. Não sei se vou levar a minha câmera, porque se levar, vou ficar com medo de estragarem e não vou aproveitar direito. Mas prometo contar tudinho aqui no blog. Ah, e pra quem é de Uberlândia: Vem com a gente! Se você se interessa é só ver todos os detalhes e confirmar presença aqui 

P.s: Já estão fazendo uma campanha para os gringos ”ajudarem o Brasil e não virem na Copa do Mundo”. Está escrito em diversos idiomas e está sendo postado o tempo todo. Eu espero de verdade que isso dê certo. Eu apoio. Acho que os brasileiros esquecem tooooodos os problemas e merdas que existem aqui no Brasil quando uma partida de futebol começa. E seria muito, muito divertido ver todo aquele dinheiro (que deveria ir para educação/segurança/etc) sendo desperdiçado. O futuro do Brasil está nas mãos de nós. Vai ficar aí sentado no computador, mesmo? :P

Anúncios

Um comentário sobre “Tudo isso só por vinte centavos?

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s