Hogwarts no Brasil?

Imagem

A escritora Renata Ventura, potterhead de carteirinha, estava sentindo um vazio tremendo com o fim da saga Harry Potter. E o que ela fez? Decidiu escrever como seria a comunidade mágica aqui no Brasil!

Só que por ser no Brasil, a história é um pouquinho diferente de Hogwarts. Por exemplo, temos 5 escolas em vez de uma só, uma para cada região do país, por conta do tamanho do Brasil e da quantidade de gente. E não é só isso, segundo a autora, cada escola é um pouquinho diferente: ”A escola de magia do nordeste, por exemplo, é a mais livre de todas, a mais alegre, em que os alunos irão se mostrar os mais corajosos quando o grande vilão surgir. Foi a primeira escola a ser construída no Brasil, logo depois do descobrimento, e eles têm muito orgulho disso. Já a escola do Sul é a mais parecida com Hogwarts, no sentido de uma maior organização, seriedade, qualidade de ensino, etc. A escola do sudeste é uma bagunça. Desvio de verbas… professores que faltam… aulas mal-planejadas… Uma maravilha. Foi construída em 1808, em homenagem à chegada de Maria, a Louca, em terras brasileiras. A do norte será a mais diferente de todas. Acho que vocês vão se surpreender. E a do centro-oeste é a caçula das cinco. Surgiu junto com Brasília, em 1960. Quem diz que o Niemeyer não era um bruxo, né?”

Eu estou achando isso tudo muito maravilhoso. Para nós, potterheads brasileiros, que estávamos sentindo falta de toda essa magia na nossa vida, ainda vamos ganhar esse presentão da trama se passar aqui, na nossa terra! Mas além disso, devemos sentir muito orgulho da Renata, porque o livro está sendo muito elogiado por usar a fantasia para tratar de temas serios do Brasil, como desigualdade social, preconceito, abandono, drogas e corrupção.

Mas bom, vamos a sinopse: “O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo. Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que ameaça sua família. Neste processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo.”

O livro foi publicado pela editora Novo Século, e no total irão ser 5 livros. Renata Ventura deu uma entrevista completíssima ao site Impedimenta, venha aqui para ver.

E aí pessoal, vocês curtiram? Estão ansiosos para ler uma história de bruxaria aqui no Brasil? Eu sei que estou!

Se você tiver se interessado, e quiser comprar o livro, ele já está disponível online na Saraiva, Siciliano, Fnac e Cultura.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s