Feira Hype + Entrevistas!

Não vou começar outro post tentando explicar meu sumiço (mas estou de férias no Rio, vocês entendem, né?), mas sim, trazendo novidades! Aqui no Rio, tem a tão falada, Babilônia Feira Hype, e eu fui lá ver se era mesmo tudo o que diziam. E é! Claro que fique um pouco desapontada, porque quase todas marcas femininas eram, praticamente, a mesma coisa. Maxicolar, saia mullet e caveira. Bléh. Sim, todas essas coisas são lindas, e eu sou apaixonada por caveiras, mas por favor né gente, tá todo mundo vestindo a mesma coisa!

Mas, graças aos céus, ainda existem algumas marcas que inovam e não se deixam influenciar pela modinha, e eu entrevistei duas delas, uma masculina e uma feminina!

A marca masculina que entrevistei foi a Akihito Hira. Assim que bati o olho nas roupas me encantei com o acabamento das roupas, e depois de conversar com o Julio Andrade, um dos donos da marca, me apaixonei ainda mais.

Image

Como a marca surgiu?

Tudo começou com um projeto enviado para o Capital Fashion Week (CFW), um evento de moda em Brasília… Agora já estamos no CFW há seis anos, e há quatro como marca.

Você sempre teve interesse por moda?

Sim. Bom, eu sou filho de costureira, então tem essa coisa que a gente trás de casa, que acho que influencia bastante, mas nós dois (Julio e Akihito) temos outras profissões.

Como vocês entraram no mercado de moda?

Pelo CFW e Rio Moda Hype, que já estamos na quarta edição, e somos a única marca que trabalha só com moda masculina… Por enquanto, né! Porque a mulherada cobra demais!

Quais são as dicas que você dá para quem quer começar?

A primeira coisa é ter paixão e identificação pela moda, acreditar no seu trabalho, acreditar que vai dar certo.

Como você define o estilo do homem Akihito Hira?

É um homem moderno e contemporâneo, mas que carrega a alfaiataria tradicional, um homem elegante. Aqui no Rio por exemplo, é um homem que vai a praia sem perder a elegância.

E a marca feminina é a Wasabi, que é bem cool, descolada, bem carioca mesmo! Confiram!

Image

Como a marca surgiu?

Por causa de uma amizade na faculdade de design de moda entre eu e minha sócia… a gente sentiu falta de criar para pessoas como nós, que querem uma roupa que saia um pouco do lugar comum.

Você sempre teve interesse por moda?

Olha, eu sempre gostei muito de roupa, não de moda, mas de roupa. Eu gostava muito do ato de se vestir, de se preparar, sempre gostei disso e sempre dei importância para isso. Sempre gostei de tecido, sempre gostei de roupa bem feita, sempre dei valor a isso.

Como vocês entraram no mercado da moda?

Na raça, querendo mesmo. A gente quis montar a marca, fizemos um evento com as nossas peças, chamamos os amigos, teve a maior aceitação, e a partir disso, começamos a pensar numa estratégia para entrar no mercado, que foi no mercado de atacado, em feiras voltadas para o comprador de lojas multimarcas do Brasil inteiro.

Quais são as dicas que você dá para quem quer começar?

Além de conhecer o mercado, falar mesmo com as pessoas que já estão no mercado, que já estão tentando se estabelecer, tem que entender o que você quer vender e o que as pessoas querem comprar para não se frustrar depois. E entender que é um grande investimento de tempo, energia e dinheiro. Principalmente dinheiro, porque para começar a vender, você já pagou tudo. É importante escolher um bom tecido, com um preço adequado, uma boa mão de obra com um preço justo, um bom preço no mercado. É um mercado de operações, é uma indústria mesmo.

Como você define o estilo da mulher Wasabi?

É uma mulher contemporânea, urbana. Ela tem um lifestyle carioca, sabe? Mas é uma mulher atemporal, chique, sofisticada, intelectualizada, com um olhar sofisticado, um olhar treinado, não é uma mulher desavisada, que só segue modinhas.

Comente

