Titia Shame e a polêmica dos Looks do Dia

Essa semana rolou o Youpix, o maior festival de internet do Brasil, e uma das maiores atrações foi a Titia Shame, que acabou revelando a sua face. Para quem não conhece, a Shame é quem faz o blog Shame On You, Blogueira, onde detona blogueiras de todo o país. Ela que bombou a hashtag #blogueirasangrenta entre outras. No seu blog, ela sempre critica os famosos looks do dia, os jabás, os publiposts, e etc. Nesse festival, ela conversou com a Julia Petit, do blog Petiscos, e, fiquei bastante surpresa, confesso.

No seu blog, ela sempre é agressiva, tem argumentos fortes, e ataca todo e qualquer errinho bobo que uma blogueira mais conhecida cometeu. E quando ela estava ali, olhando para o público, sem tela para esconder o rosto… Os argumentos agressivos desapareceram. Oh, really? Sinceramente, é muito fácil criar um personagem, e sair criticando blogueiras famosas que ganham uma boa grana para usar uma pulseira bapho. O difícil é conseguir chegar lá. Quantos blogs de moda e afins existem hoje, só no Brasil? Entendam meu ponto de vista, eu não concordo com essas blogueiras que enganam as suas leitoras, mas também não concordo em um blog que só xinga e agride as pessoas. Acho que ao fazer isso, ela se rebaixa ao nível podrinho dessas que recebem um produto, e o ”vendem” no blog como se fosse dica de amiga.

Para quem não sabe, a mesma titia shame, que criou #blogueirasangrenta, disse no twitter, há algum tempo atrás, que queria um casaco de pele. Huh? É sacanagem enganar o leitor, muita sacanagem, mas pelo amor né gente, os leitores também precisam ter um mínimo de senso crítico. É igual revista, não é porque revista x colocou um produto ali e disse que é lindo, maravilhoso e fabuloso que você vai comprar. As vezes é lindo e maravilhoso para a pele/cabelo da blogueira, mas seja uma porcaria para você. Acho que as blogueiras precisam sim, ser honestas e ter o mínimo de ética, mas as leitoras tem que ter noção também, ter consciência, para não se deixarem ser manipuladas tão facilmente.

O problema do Shame On You, é a agressão. Imagine você, que tem um blog de moda muito acessado, que você ralou a bundinha para conseguir chegar lá, e está toda feliz. Um dia, você briga com o namorado/pai/mãe/cachorro e comete um erro bobo de gramática em algum post, ok, tudo bem, não é nada. Mas algumas horas depois tem um print do erro no blog da titia, te chamando de burra, analfabeta, isso e aquilo. Nada agradável, não é? Isso é cyberbullying. Creio que tanto a blogueira do Shame, quanto a do blog de moda mais acessado do Brasil, tem que pensar no efeito que tal post pode provocar nas pessoas que o lêem. É só se dar ao respeito e respeitar o outro. Simples, não?

Agora, sobre o Look do Dia… Eu acho meio maluco o quanto as pessoas passaram a odiar. Eu já fiz um Look do Dia aqui no blog, e não tenho a menor vergonha disso. E sim, quando eu quiser vou fazer outro! Não sou obrigada a concordar com a opinião de sei lá quem, e nem vocês, leitores. Abram o olho gente, sejam honestos com vocês mesmos. Pensem, eu REALMENTE gosto disso? Ou eu gosto porque vi naquela revista/blog? Calma, espera aí, eu odeio isso? Ou tô indo na onda dos haters?

Acho o Look do Dia legal porque você vê o que a pessoa usa no dia-a-dia mesmo, você passa a conhecer o guarda-roupa da pessoa, vê as combinações que ela faz e etc. O chato é quando todos os Looks passam a ser ”vendidos” e a blogueira use Patrícia Bolandi todos os dias. Aí fica ruim mesmo, fica podre mesmo. O que eu realmente acho é, se você não gosta de tal revista, você não compra. Então façam isso com os blogs! Se você não gosta da blogueira, acha ela podrinha, vê que ela mente sobre os publiposts e etc, não leia o blog da criatura! Selecione o conteúdo que você quer ver, e pronto. Viver assim, é muito melhor do que sair por aí falando mal dos outros, acredite em mim!

Beijos para os haters,

Ana.

Comente

